analise biomecanica
Descrição do movimento:
1°. Fase: Na posição inicial do chute, a perna direita, ou a perna do chute, se encontra estendido para trás, ao nível da articulação coxofemoral, flexionado no joelho e estendido no tornozelo e com ligeira abdução e rotação externa da coxofemoral; a perna esquerda, conhecida também como membro de apoio, esta dirigido para frente e apoiado pela planta do pé, com a articulação coxofemoral flexionada, assim como o joelho e tornozelo.
2°. Fase: Execução do chute: Nesta fase, a perna direita é levada a frente por meio de um movimento de uma rotação ao nível da coxofemoral flexionada, joelho estendido e tornozelo estendido ou flexionado para atingir a bola; a perna direita vai se desfazer da flexão da articulação coxofemoral e do joelho e o tronco realiza uma rotação para a esquerda, e o peso é transferido da perna esquerda para a direita.
3°. Fase: finalização do movimento: É o momento de inércia do movimento; os membros inferiores são trocados de posição, em que a perna direita apoia-se à frente com flexão e adução coxofemoral, joelho ligeiramente flexionado e tíbio-társica fletida, e a perna esquerda vai para trás e o tronco mantém-se ereto.
Planos e eixos
O movimento ocorre no plano sagital e no eixo ântero-posterior.
Articulação envolvida
As articulações envolvidas no chute são as seguintes: as articulações do quadril, do tipo esferóidea, e a do joelho, articulação bicondilar.
Músculos envolvidos Na flexão do joelho na perna do chute, estão envolvidos os seguintes músculos: sartório, grácil, poplíteo, bíceps femoral (cabeça curta e cabeça longa) e o gastrocnêmio. Quando ocorre a flexão do joelho, há também uma extensão do quadril, realizada pelos seguintes músculos: glúteo máximo, semitendíneo, semimembranáceo, com a ajuda também do glúteo médio (fibras posteriores). Já na extensão do joelho, no caso no momento em que irá o chute, os músculos responsáveis pela extensão são os seguintes: