Biomecânica análise do movimento em gr
AnÁlise do movimento: Ginástica RÍTMICA
Daniele Almeida Vieira
Resumo. Como parte integrante do desenvolvimento do conhecimento acadêmico foi proposta na disciplina de Biomecânica do Movimento Esportivo a análise de um movimento segundo a terminologia anatômica e o movimento escolhido neste foi a de uma atleta de ginástica rítmica com o aparelho arco. Os movimentos foram descritos a partir dos três principais planos anatômicos: sagital, frontal e transverso e seus respectivos eixos: transverso, antero-posterior e longitudinal.
Palavras-chave: Terminologia, ginástica rítmica, movimento.
Introdução
Tendo como posição de referência a posição anatômica foram descritos os movimentos de uma atleta de ginástica rítmica, segundo essa terminologia foram descritos os movimentos a partir dos planos imaginários que dividem os segmentos corporais e seus respectivos eixos. O plano sagital divide o corpo em partes direita e esquerda e seu eixo é o transversal, o plano frontal divide o corpo em partes anterior e posterior e seu eixo é antero-posterior, o plano transverso divide o corpo em partes superior e inferior e seu eixo é longitudinal.
Segundo (GAIO, 1996) a modalidade de ginástica rítmica desportiva, nasceu em meados do século XX, na Europa Central, e recebeu muitas contribuições para o seu desenvolvimento, através da influência dos mestres, de pelo menos quatro correntes: Dança, Arte Cênica, Música e Pedagogia.
A ginástica ritmica desportiva é um esporte exclusivamente feminino no qual as atletas competem manipulando cinco aparelhos: Arco, Bola, Corda, Fita e Maças. As competições podem ser individuais ou entre conjuntos de cinco atletas. O vencedor é o time ou atleta que conquistar mais pontos, que lhes são atribuídos por um painel de jurados que utiliza-se dos critérios saltos, equilíbrio, flexibilidade, manuseio do aparelho e efeito artístico.
Movimento de ginástica Ritmica
[pic]
Iniciando pelos