Análise cinesiológica e biomecânica do movimento
INTRODUÇÃO
CINESIOLOGIA
O termo cinesiologia é uma combinação de dois verbos gregos, “kinen”, que significa mover, e “logos”, estudar. Os cinesiologistas estudam o movimento, combinam com a anatomia (ciência da estrutura do corpo), com a fisiologia (ciência da função do corpo) para reproduzir a cinesiologia (ciência dos movimentos do corpo) (Rasch e Burke, 1987). A Cinesiologia, o estudo do movimento humano, desenvolveu-se a partir da fascinação dos seres humanos com o movimento animal. Da busca de respostas às dúvidas surgidas, evoluiu a ciência do movimento, combinando teorias e princípios de anatomia, psicologia, antropologia e mecânica. A aplicação da mecânica ao corpo humano vivo é chamada de Biomecânica (Smith, Weiss, Lehmkuhl, 1997). O movimento pode ser considerado como a conclusão de um processo, e nossa tarefa, baseada em termos e conceitos rigorosamente definidos, é identificar os passos intermediários entre o ponto de partida e a conclusão (Enoka, 2000).
Finalidades da Cinesiologia
Compreender as forças que atuam sobre um objeto ou o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida. Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.
-
Relação com outras disciplinas
A anatomia, A fisiologia, A psicologia, A antropologia E a mecânica.
HISTÓRIA
Aristóteles (384-322 a.C.), considerado o “pai da Cinesiologia”, foi quem primeiro descreveu a ação dos músculos e os submeteu à análise geométrica. Ele analisou e descreveu o complexo processo da marcha, e mostrou notável conhecimento sobre o papel