Entenda o que é mestrado e doutorado
Seleção contêm várias etapas. Conheça algumas dicas para se sair bem!
Ingressar num programa de pós-graduação stricto sensu não é tarefa nada fácil. Basta verificar a lista de pré-requisitos descritos nos editais, bem como as inúmeras etapas de seleção dos candidatos. São provas escritas, exames orais, análises de currículos, prévias de projetos de pesquisa, entrevistas pessoais e cartas de recomendações. Um processo longo, cansativo e concorrido. Mas que, segundo especialista, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.
Normalmente, as vagas para os cursos de mestrado e doutorado no país são abertas entre o fim e o início de cada ano. As regras do processo de seleção dos candidatos variam muito de instituição para instituição, mas é comum ser exigido além do diploma de graduação - para o mestrado - e do título de mestre - para o doutorado - conhecimentos na área do programa e experiência em projetos de pesquisas. "Profissionais com essas características ganham destaques entre os demais concorrentes", enfatiza a coordenadora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Vera Lúcia Strube de Lima. E é aí que a sua participação na iniciação científica da graduação pode fazer a diferença.
Para avaliar os conhecimentos dos candidatos grande parte das universidades aplica provas escritas, compostas por questões fundamentais referentes aos assuntos técnicos do programa. Em algumas áreas, inclusive, são realizados exames nacionais. ? o caso da área de Administração, com o teste da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração). "Sem essas informações os participantes terão dificuldades no decorrer do programa, até porque serão discutidos problemas mais profundos e não haverá revisões das matérias básicas", afirma a assessora da pró-reitoria de pós-graduação da USP (Universidade de São Paulo), Aline Maria da Silva. O conteúdo programático das