Levantamento Bibliográfico preliminar
BOMTEMPO, Edda. Felizes e brincalhões o lúdico na educação, São Paulo: Wak, 2012.
Graduada em Pedagogia – Unesp Rio Claro (1965), mestrado em Psicologia Social e Experimental pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, é autora de vários livros e pesquisas em revistas cientificas na área de jogos, brinquedos e brincadeiras.
CLAPARÈDE, Édouard. Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental, Ed. do Brasil. São Paulo. Édouard Claparède nasceu em Genebra, Suíça, em 1873, numa tradicional família calvinista. Logo depois de formar-se em medicina, direcionou sua carreira para o campo da psicologia experimental. Alguns de seus estudos influenciaram a teoria psicanalítica de Sigmund Freud (1856-1939). Em 1905, publicou Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental, que teve grande repercussão. Em 1912, criou o Instituto Jean-Jacques Rousseau (ou Academia de Genebra), para o estudo da psicologia infantil e sua aplicação no ensino. Seu trabalho foi continuado pelo discípulo Jean Piaget, que, como chefe do instituto, reformulou-o e integrou-o à Universidade de Genebra.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Ed. Cortez, 1981. Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.