T Picos Especiais 1404 Erica Saude E Educacao
IE- Instituto de Educação
Curso de Psicologia
Tópicos especiais em intervenções em saúde e sofrimento psíquico
Docente: Profª. Drª. Solange T. Gonçalves Dias
Discente: Ivana Maria Kernitskei e Silva
14 de abril de 2015
Palestrante: Erica
“A narrativa como atividade guia: o trabalho do psicólogo na interface entre a saúde e a educação”
Erica iniciou a palestra contando que sempre se interessou por educação e quando se formou o interesse aumentou com uma especialização em didática do ensino superior em que teve ainda mais em contato com esta área. Posteriormente, Erica começou o mestrado na UFMT, com orientação da Profa. Dra. Daniela Freire, em que desenvolvia uma pesquisa juntamente com os discentes de psicologia, que buscava entender os como os formandos em pedagogia entendiam o brincar e o bagunçar e em muitos momentos ouvia aqueles que logo seriam professores dizendo que não brincavam em sala de aula, pois isso levava à bagunça.
Atualmente Erica se dedica ao doutorado em que desenvolve uma pesquisa que tem como base um estudo de caso da inserção do uso de uma narrativa Binje (apelido dado ao Hospital Júlio Muller), de autoria de sua orientadora, que foi elaborada pensando no espaço hospitalar e conta a história de um menino em processo de adoecimento e sua internação. No projeto, essa narrativa é contada semanalmente para as crianças por uma contadora de histórias que posteriormente a isso, desenvolve atividades que respeitam a vontade da criança em questão.
Essa pesquisa se dá levando em conta a criança que entra no espaço hospitalar pode vivenciar várias situações como mudança de rotina e hábito (não pode acordar ou comer na hora que é de costume, pessoas entrando no quarto durante a noite para realizar procedimentos, enfim, toda sua rotina acaba sendo guiada pela rotina do hospital), pouco poder de escolha (não pode, por exemplo, dizer que não quer tomar remédio ou banho), separação de entes queridos, falta