Fichamento-História e teoria
Introdução: História e Teoria.
Historiador e filósofo, possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (1989) e doutorado em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (1992). É pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 1996/97), pela Université Catholique de Louvain (Bélgica, 2007/08) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014/15). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e História da Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, temporalidade, historiografia brasileira, historiografia francesa, pensamento histórico alemão. Concluiu 12 orientações de mestrado e 6 de doutorado. É autor de 11 livros.
A obra de José Carlos Reis, História & Teoria, esta dividida em 21 capítulos, sob três seções. Na primeira seção, Reis, faz o que podemos chamar de histórico de a História da história, que se trata de uma analise sobre o desenvolvimento historiográfico no mundo ocidental. Na segunda seção o foco está na grande queda da História, passando de uma História global a uma micro-história, ou como Reis a chama, a "história em migalhas". E na terceira seção a analise se concentra no estudo da Lógica e sua problemática e em tentar estabelecer como o conhecimento histórico tem sido discutido.
Nos três capítulos, José Carlos Reis, remonta ao século XIX, onde a história-conhecimento deixa de lado seu viés filosófico e torna-se "cientifica". Esta mudança é resultado de pensadores radicais, que tinham consigo que as filosofias racionalistas e metafísicas, não revelaram nada da história,