Fichamento Teoria da História
Introdução:
A Teoria da História é uma área de pesquisa estudada obrigatoriamente nos cursos de História, tanto no ramo da licenciatura quanto no ramo de pesquisa. Ela ajuda o aluno a desenvolver o raciocínio paradoxal, ou seja, um raciocínio contraditório que o permite analisar criticamente as informações estudadas. A disciplina também remete ao estudo da Filosofia e de outras disciplinas, que ajudam no abrir da mente para as ideias que levam à compreensão do mundo em seus diferentes aspectos, interpretado pelos diversos pensadores e filósofos que contribuíram com seus pensamentos no decorrer do tempo. A teoria da história discute como historiador encontra certa dificuldade no estudo da História nos diversos tempos, o que é bem retratado no livro, na citação de Margareth Rago (2000) que diz:
Já faz algum tempo que os historiadores perceberam as dificuldades de seu ofício, não apenas pelos obstáculos de acesso aos documentos, mas porque sua atividade não é neutra e nem o passado existe como coisa organizada e pronta, à espera de ser desvelado. O historiador produz o passado de que lhe fala a partir das fontes documentais que seleciona e recorta, compõe uma trama dentre várias outras possíveis e constrói uma interpretação do conhecimento. (Teoria da História, Pag 11). Uma vez que há essa dificuldade, como o próprio texto cita, o historiador deve manter-se neutro e produzir o passado a partir dos documentos no qual ele possui.
Capítulo 1: As Origens Antigas ou Pré-Modernas
A Teoria da história moderna teve-se inicio com os adventos do iluminismo ou esclarecimento e o racionalismo do século XVIII, através da continuidade tradicional de reflexão do passado, herdada pelos antigos, onde muitas dessas reflexões foram retomadas em tempos modernos. A reflexão do passado foi apresentada pelos primórdios, no que foi chamada tradição ocidental, reflexões essas que vieram de Platão ou mesmo da Bíblia, onde é usada e discutida para uma