História
Aula 15 – História – Ens. Médio – Rumo à Época Moderna
Quando as Cruzadas ou Guerra Santa entre cristãos, judeus e muçulmanos finalmente acabou, a Europa começou a se transformar radicalmente. A economia por exemplo, os europeus deixaram de produzir apenas alimentos. Ele aprenderam novos métodos de trabalho, enriqueceram com novas indústrias.
Foi uma época em que o comércio entre a Europa e o Oriente passou a ser muito mais intenso. Esse comércio era feito através dos portos do mar Mediterrâneo e foi assim que apareceram as grandes companhias comerciais e os primeiros banqueiros. Politicamente, as Cruzadas significavam as ruínas do sistema feudal. Antes de partir, os senhores feudais penhoravam suas terras aos camponeses, assim, a libertação dos camponeses ficava mais fácil, além disso, muitos senhores feudais foram e não voltaram.
As Cruzadas mudaram as aspirações sociais de grande parte da população. Antes déias, o ideal de vida era torna-se herói ou santo. O contato com o luxo do Oriente despertou o desejo de enriquecimento. Surgiu assim um novo estilo de vida, os castelos viraram palácios, os torneios entre cavaleiros se transformaram em reuniões onde se ouvia música e se conversava sobre literatura.
Os trovadores e os poetas aperfeiçoavam as línguas que vinham do latim, foi assim que surgiu o idioma italiano, o francês, o espanhol e o português.
No tempo das Cruzadas muitos camponeses puderam deixar as terras dos senhores e partir pras cidades ou burgos.
Os burgos não faziam parte dos domínios dos senhores feudais. Os burgueses, ou seja, os habitantes das cidades, não queriam terras nem precisavam de senhores, eles conseguem obter dos reis um tipo de documento chamado carta – patente. Esse documento garantia a independência dos burgos em relação à autoridade dos senhores feudais, assim os burgos puderam enriquece através da indústria e do comércio, eles acabam conquistado um grande poder político