Entenda Por Que A Produtividade No Brasil N O Cresce
Análise Crítica
CURITIBA
2014
Falta Educação
A produtividade decorre da comparação da produção física com o número de trabalhadores ocupado. Quantidade de horas e dedicação ao trabalho, os países de fora tem mais horas de trabalho por dia e o nível de educação mais alto e tem um nível de produção por hora trabalhada maior. A educação no Brasil tem melhorado, mas quando se olha as comparações internacionais não estamos bem, pois os números de anos são menores, e a velocidade de crescimento tem deixado a desejar se comparado a outros países.
E no Brasil não houve preparou nos anos bons para enfrentar as crises, e se preocupou pouco em melhorar a produtividade e a educação, e hoje pagamos o preço do abandono de ajuda de reforma, foi falta de previdência.
Estima-se que nas empresas brasileiras gastem o equivalente a 2600 homens /horas/ano para a tarefa de pagar imposto, e isso comparado ao resto do mundo onde a média do cde é de 170 e da América Latina é de 360, se conseguíssemos no mínimo simplificar a carga tributária, liberaríamos essas horas de pessoas que estão fazendo tarefas improdutivas para está produzindo alguma coisa.
Tem que estabelecer um ambiente de maior competição e de alguma forma sair da nossa área de conforto, aquilo que leva os países a progredir é a necessidade de se superar e de conseguir maior resultados, isso vale tanto para os indivíduos, quanto para as empresas, quanto para os países, isso se reflete nas estatísticas nacionais onde o Brasil é umas das economias mais fechadas, temos que recuperar a estabilidade e trazer a inflação de volta para 4,5, em que se recupere a condição do setor publico produzir algum superávit primário que não dependa exclusivamente do aumento de impostos e consequentemente vamos ter uma melhora nas contas externa.
“A produtividade estagnada requer muitos trabalhadores adicionais para se obter um pouco mais de PIB, enquanto absorver o número