entenda como são feitos os relatorios ipcc
Formado por cientistas do mundo inteiro, que trabalham de forma voluntária, o IPCC não realiza pesquisas ou monitora dados climáticos. O grupo tem como objetivo revisar as publicações mais recentes na área científica, técnica e sócio-econômica para produzir um documento que seja de fácil entendimento, para o público e para os tomadores de decisão, sobre as mudanças do clima.
Como o relatório é amplo e aborda várias áreas do conhecimento, os pesquisadores são divididos em três grupos de trabalho: o grupo de trabalho 1 (WG1), que avalia os aspectos da ciência física do sistema climático e das mudanças do clima; o grupo de trabalho 2 (WG2), o qual analisa a vulnerabilidade sócio-econômica e dos sistemas naturais às mudanças do clima, bem como os aspectos negativos e positivos consequentes dessas transformações. Também avalia opções de adaptação às mudanças e o grupo de trabalho 3 (WG3), que avalia opções de mitigação às mudanças do clima através da limitação ou prevenção de emissões de gases de efeito estufa e/ou através da promoção de atividades que removam esses gases da atmosfera.
Para garantir uma boa elaboração dos relatórios, existe um passo-a-passo previsto pelo IPCC, que consiste em (veja detalhes no diagrama):
eleger os autores coordenadores e os autores dos capítulos do relatório, assim como os revisores, através de indicação de nomes de experts em cada área. Essas indicações são dadas pelo secretariado do IPCC, pelos governos e pelas organizações participantes do painel; preparar o primeiro rascunho