Ensino a distância uma abordagem mais eficiente
Ensino a Distância
Uma Abordagem mais eficiente
PROBLEMA
Qual dos três tipos de abordagem é mais eficiente a uma especificidade de aplicação: Broadcast, virtualização de aula presencial ou estar juntos virtualmente?
HIPÓTESE
Cada abordagem tem uma especificidade diferente que pode ser melhor aproveitada de acordo com suas características assim aumentando sua eficiência
REVISÃO DA LITERATURA
A Educação a Distância (EAD) mostra-se como uma das alternativas ao ensino convencional ao “possibilitar a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação” (Lei de Diretrizes e Bases de 1998).
O advento das tecnologias de informação e comunicação – (TIC) trouxe novas perspectivas para a educação a distância devido às facilidades de design e produção sofisticadas, rápida emissão e distribuição de conteúdos, interação com informações, recursos e pessoas, bem como à flexibilidade do tempo e à quebra de barreiras espaciais. Universidades, escolas, centros de ensino, organizações empresariais, grupos de profissionais de design e hipermídia lançam-se ao desenvolvimento de portais educacionais ou cursos a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem que funcionam via internet para realizar tanto as tradicionais formas mecânicas de se transmitir conteúdos digitalizados como processos de comunicação multidirecional e produção colaborativa de conhecimento.
Conforme Prado e Valente (2002) as abordagens de EaD por meio das (TIC) podem ser de três tipos: broadcast, virtualização da sala de aula presencial ou estar junto virtual. Na abordagem denominada broadcast, a tecnologia da informática é empregada para “entregar a informação ao aluno” da mesma forma que ocorre com o uso das tecnologias tradicionais de comunicação como o rádio e a televisão. Quando os recursos das redes