Construtivismo
O construtivismo trata de uma teoria voltada em diagnosticar, julgar e tomar decisões importantes sobre o ensino. Para o construtivismo, o humano não nasce inteligente, porém acredita-se que ele não é totalmente moldado pelo meio, ele se interage com o meio, respondendo aos estímulos externos e de acordo com o desenvolvimento, organiza, analisa e constrói seu conhecimento. Segundo Rosa (2002 p.48):
“É compreensível que os professores estejam a procura de um novo “método”. As dificuldades a serem enfrentadas na escola e, mais precisamente dentro da sala de aula, são tantas que a grande expectativa é a de encontrar um jeito milagroso de melhorar o desempenho dos alunos. Ao desejo em conceito. Foi assim que essa nova concepção de aprendizagem transformou-se, para muitos, num método. O problema é que não é. E o problema maior é que a rigor, os “métodos” tem de ser reinventados a cada nova situação, pelo próprio professor”.
A origem da expressão “educação construtivista” advêm da pesquisa de Piaget, a qual demonstra que as crianças interpretam suas experiências nos mundos sociais e físicos e, assim, constroem seu próprio conhecimento, sua inteligência e seu código moral. A seguir apresentaremos o objetivo e a justificativa de nossa pesquisa.
I. 1 – OBJETIVO Temos como objetivo compreender a importância do construtivismo na educação infantil, analisando sua concepção e aplicação na instituição de ensino.
I. 2 – JUSTIFICATIVA Este trabalho será desenvolvido com a finalidade de compreender a importância do construtivismo na educação infantil, analisando sua concepção, buscando para nós, alunas do 2ºano, ampliar nosso conhecimento assim como o das crianças da instituição onde será observado a aplicação do mesmo. Para a instituição, este trabalho tem a finalidade de observar e ampliar a teoria à qual a escola adere