Distúrbios cardiovasculares
MACEIÓ 2012
ALGUNS DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES
Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Fisiologia Humana da turma do 1º período, turno matutino do curso de Enfermagem.
MACEIÓ 2012
INTRODUÇÃO
O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. O coração bombeia sangue para todo o corpo mediante um sistema de circulação, mantendo o corpo vivo e funcionando bem.
Denominamos distúrbios cardiovasculares qualquer problema no sistema circulatório que dificulte ou impeça a boa circulação do sangue. As mais freqüentes: Hipertensão arterial, angina (dor no peito), infarto do miocárdio (morte do tecido muscular cardíaco resultante do bloqueio do fluxo sangüíneo), arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares, podendo causar palpitações e falta de ar), doenças dos vasos sangüíneos (veias, artérias, capilares e vasos linfáticos), aterosclerose e arteriosclerose.
As doenças cardíacas podem ser congênitas, já nascem com anomalias no aparelho cardiovascular, ou adquiridas (a maioria) decorrentes de sedentarismo, colesterol alto e estresse. A poluição do ar também pode causar doença cardíaca.
ANGINA
Angina Pectoris ou ainda angina do Peito é a síndrome clínica caracterizada por crises de dor, queimação ou sensação de pressão na região do tórax. È causada pela obstrução transitória das coronárias. A causa da dor é o fornecimento inadequado de sangue ao coração, resultando no suprimento insuficiente de oxigênio e de nutrientes para o miocárdio. É normalmente precipitada pelo exercício, emoções, pelo ato de alimentar-se ou pelo frio, podendo ser reproduzida ou acentuada por determinadas atividades, como banhos frios, banhos quentes e fumo, por exemplo. Outras condições médicas, como anemia, tireotoxicose, estresse emocional, obesidade, também podem agravar a