Ensino ead
A GESTÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL COMO GESTOR
Cássia Takazono BORGATO1 Dolores Duarte ALVES2 Juliene Aglio de OLIVEIRA3
RESUMO: O presente trabalho é produto das
discussões e conhecimentos adquiridos nas aulas de Supervisão acadêmica e nos campos de estágio como Appa Associação Prudentina de Prevenção a AIDS e Usina Alto Alegre, onde as supervisoras fazem o enfrentamento da questão social. Buscamos neste trabalho analisar a efetivação da gestão social no âmbito do Serviço Social. Discutimos o conceito de gestão social e a possibilidade de construção de uma gestão democrática. Objetivamos ainda realçar o perfil do assistente social como gestor e os instrumentos utilizados para se gerir as políticas sociais que estão sendo destinadas para o terceiro setor e o mercado. Entendemos a necessidade de construir respostas profissionais no âmbito da atuação do Serviço Social com vistas a transformar expectativas de direito em direito efetivo. Salientamos que o grande desafio na gestão democrática é impedir que direitos efetivos regridam a expectativas de direitos.
Palavras-chave: Gestão social. Gestão democrática.
Questão social. Serviço Social.
BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO
A Reforma do Estado foi um marco na história do Serviço Social, pois o Estado reflete diretamente nas relações sociais, na participação popular, bem como no trabalho cotidiano dos profissionais.
1
Discente do 3º ano do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. 2 Discente do 3º ano do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. 3 Orientadora. Docente do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”.
2
Esta reforma veio acompanhada da delimitação da responsabilidade do Estado, envolvendo a redução do seu âmbito institucional e a redefinição do seu papel,