Ensino de artes
Como já foi dito anteriormente através do desenho a criança representa sua visão dos objetos. O desenho acaba sendo composto de símbolos, personalizados, individuais dos objetos representados.
Mesmo que inconsciente, a criança expressos através do seu desenho aspectos afetivos, motores e cognitivos, faz refletir no desenho seus gostos, preferências, ou denuncia o que o incomoda ou agrada. A instituição educacional deve incentivar a criança, na realização atividades que favoreçam a fala, a expressão dos sentimentos e ideias.
Como o objetivo na maioria das vezes será desenvolver a autonomia dos alunos, a escola deverá promover um ambiente agradável e flexível aos seus alunos e professores. Com um ambiente adequado o professor terá mais liberdade de exploração do ambiente para realizações de suas tarefas.
No ensino de artes visuais, existem inúmeros matérias que podem ser utilizados em sua atividade (lápis, tinta, giz, potes de tinta, diversos suportes, etc).
Para o incentivo de utilização desses materiais, é necessário que a criança receba condições que favoreçam seu crescimento educacional. E o professor deve estar atento as fases de desenvolvimento de seus alunos, sempre deixando o ambiente flexível para que eles possam ter acesso a esses materiais Para que a própria criança tenha autonomia em pega-los para criar e se desenvolverem sua arte.
O importante é a criança se sentir autor das próprias obras, o que nem sempre ocorre quando o professor os auxiliam constatemente.
OPÇÃO DE ATIVIDADE:
O professor pode preparar 2 ambientes;
Em um deles ele pode colocar sobre uma mesa, (ou até mesmo no chão), argila, papéis de tamanhos e texturas diferenciadas e massa de modelas;
Ela apresentará os materiais para as crianças e deixando com que elas mesmas explorem cada material da maneira que desejar. Porém sempre mantendo a atenção para que elas não os coloquem na boca.
O professor dará total autonomia de criação para