Ensino da trigonometria
Retoma-se nesse capítulo o objetivo de desenvolver um plano de ensino, para o conteúdo de trigonometria, baseado na problematização, contextualização e busca histórica, de forma tornar a aprendizagem, por parte dos alunos.
Ressalta-se que se entende que o plano de ensino é um requisito necessário para nortear os caminhos do processo ensino aprendizagem de qualquer conteúdo, nele são destacados, como veremos a seguir, o conteúdo, os objetivos, desenvolvimento do plano, os materiais a serem utilizados e a forma de avaliação do conteúdo a ser ministrado. Com base no projeto de tema Trigonometria: Problematização e Contextualização originou-se o presente.
3.1 Conteúdo
Fundamentos da Trigonometria
3.2 Objetivos
• Contextualizar o assunto trigonometria, através de abordagem histórica e por meio da exploração do espaço físico e das formas presentes no ambiente.
• Proporcionar condições para que os alunos assimilem os conceitos básicos da trigonometria (seno, cosseno, tangente).
• Reconhecer em quais áreas é estendido e qual é a influência que ela causa.
• Oportunizar ao aluno métodos que facilitem sua compreensão com relação à interpretação e resolução de problemas.
3.3 Desenvolvimento da proposta
O conteúdo trigonometria será aplicado conforme material elaborado para acompanhamento do conteúdo(anexo I), cujo qual seguirá os seguintes passos:
a) Exposição do conteúdo trigonometria, destacando suas origens, demonstrando sua importância e oportunizando participação e contribuição dos alunos.
Para expor o conteúdo, o professor pode estar utilizando, como base introdutória, o texto a seguir (texto I), “Trigonometria no Triângulo Retângulo”, e se a escola e/ou os alunos tiverem estrutura (material didático e/ou acesso a internet), uma pesquisa sobre o assunto, a ser realizada pelos alunos, destacando a evolução do conhecimento e a bibliografia dos matemáticos envolvidos. Quanto à pesquisa esta poderá ser