Ensino da matematica
Nome: Fernanda Pinto Nunes
Esse texto apresenta uma breve revisão sobre a historia da Matemática no Brasil. De acordo com D’Ambrósio, os países periféricos não participaram do progresso da matemática antes do final do século XIX, ocorrendo até esse momento apenas uma recepção e não uma elaboração do conhecimento matemático. Valente, apresenta uma divisão do período para o estudo do desenvolvimento da matemática escolar no Brasil, delimitando 1730 a 1930, o período chamado por ele de ‘’constituição da matemática escolar tradicional ou matemática escolar clássica’’.
Na fase inicial do colonialismo havia presente no inicio da companhia de Jesus uma considerável preocupação em relação à língua usada pelos nativos. Já o padre Jose de Anchieta veio a escrever a primeira gramatica e dicionário Tupi-Guarani, com a finalidade de instrumentar os missionários, não se percebeu a mesma preocupação em resgatar as atividades de natureza matemática desenvolvidas pelos nativos.
Encontramos em valente que pouco se sabe do ensino da matemática nos colégios jesuítas do Brasil ao longo dos duzentos anos de existência dessas escolas.
Há também em Miorim elementos que confirmam a ausência da matemática nos colégios jesuítas, somente em meados do século XVIII, as escolas jesuítas passaram a considerar o ensino da matemática, mas somente em 1757 segundo valente ira se registrar o ensino da matemática como elemento autônomo.
Onde estaria então a origem da matemática escolar no Brasil?
Segundo valente, foi a necessidade de defesa e fortificação da colônia o embrião do ensino da matemática no Brasil, atrelado ao ensino militar. Para esse fim foi criada em 1699, no Rio de Janeiro a aula de