Ensino da matematica na educação basica
As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino aprendizagem da matemática são muitas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que lhe é ensinada, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento adquirido, não conseguindo ter o acesso efetivo a essa disciplina.
O professor por outro lado, ciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos; deve repensar seu saber pedagógico procurando novos elementos para melhorar a queda do ensino da matemática.
Acredito que na verdade, aprender matemática não é uma tarefa fácil, mais é necessário criar maneiras de inovar o ensino, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. A mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobro o que está se aprendendo. É necessário conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica; motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades.
Para não haver queda do ensino da matemática, é preciso que essa disciplina seja ensinada de forma mais prática, utilizando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno fazendo-o raciocinar.
A dificuldade na aprendizagem da matemática, provoca fortes sentimentos de aprovação ou rejeição nos alunos. Alguns alunos, devido ao insucesso em matemática, acreditam que não são capazes, o que os levou a construção da baixa auto estima.
Acredito que um importante papel do professor desta ciência, é ajudar os alunos a gostarem de matemática e a desenvolverem auto estima positiva, e que estudando algumas causas das dificuldades de aprendizagem de matemática consigam melhores resultados no ensino dessa disciplina.
Atualmente o ensino de matemática, se resume em regras mecânicas oferecidas pela escola, que ninguém sabe onde utilizar.