o ensino da matemática na educação básica.
O texto ‘’ O Ensino da Matemática na Educação Básica’’ de Carlos Henrique Araújo e Nildo Luzio, mostra como está a educação em nosso país atualmente, longe da média de conhecimento esperando para os anos iniciais do ensino fundamental.
Aprender matemática não é uma tarefa fácil ao meu ver, mais é necessário criar maneiras de inovar o ensino, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. A mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobro o que está se aprendendo. O texto mostra novas formas de alavancar a educação em nosso pais, como a reciclagem de professores que já estão a muito tempo dentro do sistema educacional, e o aprimoramento mais aprofundado dos futuros pedagogos. Trazendo novas maneiras de ensinar, que são mais eficazes e surtem mais efeitos, e abrindo mão de velhos hábitos, que muitas vezes dificultam o caminho do raciocínio do aluno.
Após uma leitura aprofundada do texto pode concluir que para um melhor desenvolvimento Matemática na educação básica, o professor deve sempre buscar formas novas de ensinar. Uma das alternativas de ajudar o aluno, é utilizar jogos matemáticos em sala de aula, fazendo com que a criança desenvolva um contato com a matemática de forma atrativa, para obter melhor resultado em sua aprendizagem e aprimoramento na construção de conhecimento.
A responsabilidade dos estudos deve ser compartilhada; os pais, os professores e sobre tudo o aluno, para que o processo educacional possa fluir de maneira mais prazerosa. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas dos alunos.
Com tudo pode observar que o educador e o aluno devem estar sempre conectados, e que é necessário conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica; motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos