Ensino de matemática na educação básica
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Cite cinco implicações pedagógicas decorrentes do reconhecimento do papel do professor e do grupo como mediadores, e da compreensão do processo de desenvolvimento indissociável à aprendizagem, além da importância das vivências e experiências das crianças com objetos e situações diversas. apresentar às crianças os problemas, situações e materiais que estejam de algum modo relacionados à sua vida cotidiana, pedindo que os identifiquem e os analisem;
planejar a prática educativa de modo que, às crianças, sejam oferecidas experiências ricas e ainda não vividas;
considerar o contexto sociocultural em que vivem as crianças; não desvalorizar o que as crianças sabem e aceitar as respostas dadas, respeitando a individualidade de cada criança;
não se preocupar em dar mais informações do que as crianças pareçam poder assimilar, pois cada criança assimilará aquilo que pode de acordo com seu nível de desenvolvimento.
2) O que o espaço físico de creches e pré-escolas deve proporcionar?
De acordo com Antônio Vinao Frago, o espaço escolar não é apenas um cenário onde se desenvolve a educação, mas sim "uma forma silenciosa de ensino" (FRAGO, 1995, p. 69).
A escola infantil precisa ser funcional, segura, alegre e permitir que as crianças brinquem, aprendam, explorem, interajam e convivam de forma prazerosa e harmoniosa, objetivando proporcionar educação infantil de qualidade.
3) Cite dois aspectos importantes para a formação de um currículo de ensino e aprendizagem na área da Matemática para a Educação Infantil.
A superação de uma perspectiva linear e estruturalista dos conteúdos da área. As crianças aprendem em situações diversas e nem sempre a aprendizagem obedece à regra que vai do mais simples ao mais complexo, já que as crianças observam tudo ao seu redor, interagem, questionam, criam, comparam e refletem sobre o que aprendem.
A metodologia