Ensino da Arte
Para proporcionar o conhecimento sobre o Livro de Artista, podemos utilizar meios bidimensionais e tridimensionais.
As manifestações artísticas classificadas como bidimensionais, são aquelas que utilizam a dimensão da altura e largura, ou seja, o desenho e a pintura.
O desenho pode ser definido de forma breve como: “criar formas através de linhas” (RICHTTER apud CUNHA, 1999, p.48) ou “construção por linhas” (BARBOSA, 2994, P.44).
De forma mais complexa podemos definir desenho como:
Representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo lúdico, artístico, científico, ou técnico: um desenho de uma criança; o desenho de uma paisagem, um desenho de anatomia; o desenho de um motor.(DERDYK, 2004, p.32)
Quando pensamos nesta manifestação artística “Geralmente entendemos o desenho como ‘coisa de lápis e papel’, como esboço ou croqui subordinado à explicação de alguma idéia, à representação de algum objeto.” (DERDYK, 2004, p.26), mas também podemos pensar como ele sendo a reprodução de um sentimento, algo a ser representado que tenha muita importância, que signifique algo muito amplo.
Para algumas áreas específicas o desenho se torna complexo e necessário, como no design, por exemplo, os desenhos que são produzidos possuem importância extrema, pois é a partir do desenho que é elaborado um ambiente ou um objeto.
O desenho também se torna fundamental na pintura, pois para que a mesma obtenha sucesso o primeiro passo, ou seja, o desenho tem que ser bem elaborado.
Israel Pedrosa, nos coloca que apesar da “perfeição atingida na realização do desenho (...) ele possui características próprias, muito embora a sombra e o modelado se aproximem da pintura.” (2003, p.68), isto nos coloca que o desenho pode ser tão real quanto à pintura, com a utilização das sombras, ou ser apenas constituído de linhas como citado anteriormente.
A pintura pode ser conceituada como “criar formas através de superfícies de cor”