ensinar a fazer atps de economia
RESUMO
Conforme França (2007), o resumo é redigido pelo próprio autor é uma síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com o máximo de 500 palavras – deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, assim como o método e a técnica empregados em sua elaboração.
OBS.: O resumo de teses, dissertações, monografias e artigos de periódicos precede o texto, se redigido na mesma língua do documento; sucede ao texto nos livros, quando traduzido para outros idiomas ou pode ser publicado independentemente do texto, em bibliografias analíticas e revistas de resumo.
Extensão: A norma recomenda que o resumo contenha de 50 a 100 palavras, para comunicações breves; de 100 a 250 palavras para artigos de periódicos; de 150 a 500 palavras, para os trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos.
Sequência dos itens:
1) Texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva;
2) Limita-se a um parágrafo, devendo incluir palavras representativas do assunto;
3) A NBR 6028 recomenda que a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento e que em seguida a categoria do tratamento seja informada, por exemplo: memória, estudo de caso, análise da situação etc;
4) Utilizar-se de verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
5) Inclusão de palavras-chave logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave;
6) Deve-se evitar: abreviatura, símbolos, fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários à sua compreensão.
7) Redigi-se o resumo em língua do público a que este se destina.
SUMÁRIO
enta-se em quantas partes está dividido o trabalho e o que contém cada parte. Isto contribui para que o leitor construa uma imagem da organização do trabalho, e assim saberá diante mão o que encontrará pela frente. O autor irá apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto.
Estrutura para organizar a