Ensinar Português
Autor Milton José de Almeida
Esse texto nos adverte o preconceito que existe sobre os diferentes usos da língua e o conhecimento que ela possui em diferentes situações, e principalmente que esse preconceito pode vir de qualquer pessoa que, neste caso, é um professor dessa mesma língua.
Nos mostra que devemos a cada dia vencer os obstáculos, para se aprender a língua.
Para o autor “a língua é produzida socialmente”. Fica visível a desigualdade em todos os seus aspectos, e também a língua. Pois sempre os mais pobres são apenas coadjuvantes.
O autor nos traz que o ensino da Língua Portuguesa é uma só língua, mas existem diferenciação entre os ensinos na rede pública e privada, o fato econômico interfere no conhecimento da linguagem.
PCNLP
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são orientações básicas de objetivos a alcançar em cada disciplina no ensino básico brasileiro. É o que necessita ser obrigatório e ser levado em conta nas escolas de todo o pais.
São as bases para que as escolas sejam orientadas com relação ao que progredir do âmbito do ensino.
O aprendizado desse método pode ser entendido pelo aluno, através de temas e conteúdos.
A finalidade do ensino de língua portuguesa, segundo o documento (PCN), deixa de ser exclusivamente o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção ou o domínio da língua escrita padrão, para passar a ser o domínio da competência textual além dos limites escolares, na solução dos problemas da vida como no acesso aos bens culturais e a participação plena no mundo letrado.
O ensino de língua portuguesa passa a ser repensado por razões internas que orientam a discussão a partir de conhecimentos sobre quem ensina e quem aprende; sobre como se ensina e como se aprende; sobre linguagem e língua.
O acesso aos recursos culturais vai depender do entusiasmo capacita dor de cada professor, este pode ser criativo, utilizando o que a escola tem a oferecer para os seus alunos, e