Ensinando A Viver
Além desses princípios, David segue também os outros, como estabelecer uma sensação de permissividade no relacionamento, onde no decorrer do filme Dennis começa a expressar melhor o que sente para o pai, tornando o relacionamento dele mais autentico. David também, a partir das atitudes tomadas por Dennis, tentou perceber como ele se sentia morando com ele, sendo um marciano para auxilia-lo na sua adaptação a nova rotina.
O quinto princípio da Axline trás que se deve manter um profundo respeito pela capacidade da criança em resolver os seus problemas, lhe dando responsabilidade em escolher e de fazer mudanças. David constantemente deixava Dennis fazer escolhas, como o que vestia, como se relacionava com outras crianças.... (NÃO TOU RACIOCINANDO PRA ACHAR O EXEMPLO CERTO KKKK).
Assim como se deve ser feito na clínica da ludoterapia não diretiva, na relação dos dois percebe-se que David não torna as conversas com Dennis “normais”, como todos os outros adultos tentam fazer, mas o deixa imaginar e entra no mundo marciano de seu filho para conseguir acessa-lo.
Os dois últimos princípios trazem que não de deve tentar reduzir o tempo do processo, pois ocorre de modo gradativo para se tornar reconhecido pela criança e o terapeuta deve apenas limitar o que for necessário para que a criança perceba o mundo da realidade e se responsabilize pelo processo.
No filme, David compreende que Dennis precisa de um tempo para se estabilizar, não só em sua casa, mas no mundo real, onde ele é um humano e não um marciano. Inicialmente ele não coloca tantos limites, até que percebe a