Ensaios pedagógicos- lino de macedo
Esse livro propõe uma estratégia e forma de aprendizagem com finalidade de expor teoricamente elementos que buscam valorizar e orientar um estudo aprofundado sobre a inclusão escolar. O autor cita a temática no contexto da escola atual, da pedagogia seletiva e tradicional e do professor do ensino fundamental que nela trabalha; porém através da perspectiva de Piaget, busca propor uma pedagogia diferenciada.
Através de uma posição sócia cultural e pedagógica, apresenta duas dimensões pelas quais procede a escola: a seletiva e a inclusiva. Sendo que a seletiva é entendida como aquela que procede por semelhanças excluindo as diferenças. E a inclusiva é como a que procede pela diferença para incluí-la no processo de aprendizagem.
Enfatizamos eixos fundamentais nos quais seria necessário se basear no momento de elaborar um projeto curricular: A crítica à escola fundamental foi construída sobre a cultura das semelhanças e no nível do “devem” ainda impregna o raciocínio e discurso docente, ainda que o debate na sociedade seja por uma escola sustentada na cultura das diferenças. Para a contribuição desse debate é necessário saber como os educadores aprendem ou aprenderam e é também fundamental entender que os professores estão interessados nesse conhecimento e em entender como opera a escola tradicional vigente e, especialmente, a progressão continuada. Hoje, os professores querem aprender e não só ensinar, pois não entendem esses momentos em separado. Indagando sobre essa questão, o autor considera importante o espaço onde eles aprendem a sala de aula, que o professor deve vivenciar também como aluno, aberto ao desconhecido e com a consciência de que não sabe tudo e que necessita formação pessoal e profissional permanente. Nessa proposta, considera-se o contexto onde o professor aprende, seja a sala de aulas, um projeto institucional de formação continuada, a relação com os colegas, com os pais, a comunidade escolar, a participação em