Resumo indicativo: Pratica Escola : do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude, de Carlos Cipriano Luckesi
Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao
Erro como fonte de virtude, de Carlos Cipriano
Luckesi
Atividade Estruturada apresentada á disciplina CEL0061Didática, do curso de Pedagogia ,da Universidade Estácio de Sá,ministrada pelo professor Vitor Arantes, como requisito parcial para obtenção da nota de AV2. .
Nova Iguaçu
2014.1
Texto: Prática escola: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude.
Autor: Carlos Cipriano Luckesi
In: Avaliação da Aprendizagem Escola: Estudos e proposições. São Paulo, Cortez: 2011.
O autor fala sobre a visão do erro na prática escolar que tem induzido ao uso do castigo como forma de correção, mas uma visão sadia do erro possibilita sua utilização de forma construtiva.
O comportamento dos alunos na pratica escolar, tanto no passado como no presente, leva ao castigo de formas mais variados por parte do professor. Com o passar do tempo, os castigos foram mudando não tendo mais agressão física, mas não deixaram de ser violentos.
No passado os castigos eram físicos, no sul do país se usava a régua para bater no aluno, por ele não responder adequadamente o que o professor perguntava. No nordeste o castigo era pela pratica da palmatória, a quantidade de palmadas dependia da consciência do professor ou pelo peso do erro. Também era usados grãos de feijão e de milho para o aluno ajoelhar-se.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MARIZE CORREIA ZANON
RESUMO INDICATIVO
Prática escola: do erro como fonte de castigo ao
Erro como fonte de virtude, de Carlos Cipriano
Luckesi
Nova Iguaçu
2014.1
MACEDO,L.