ensaios não destrutivos
Ensaios de Tração
Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura do mesmo. Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da carga aplicada. Muitos dados técnicos são obtidos com este ensaio e é um dos mais utilizados no mundo metal-mecânico, os principais dados obtidos neste ensaio são Limite de Resistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Módulo de Resistência, Módulo de Tenacidade, Ductilidade, Coeficiente de Encrua mento e Coeficiente de Resistência.
Ensaio de Compressão
Consiste na aplicação de uma carga compressiva, em uma única direção, em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado. Deseja-se determinar a deformação linear obtida. Quando um material é submetido ao ensaio de compressão, a relação entre tensão e deformação são semelhantes as obtidas no ensaio de tração.
Ensaio de Dureza
Consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície do material, com a ajuda de uma ponte de penetração, que pode ser uma esfera de aço e/ou uma ponta de diamante. A dureza do material (metal) é diretamente relacionada a marca deixada nesta superfície, com a característica da marca e da carga aplicada. Simbolicamente mencionando, em um ensaio de dureza simples, quanto menor for a marca, maior será a dureza do material para uma mesma carga e vice versa.
Ensaio de Torção
Consiste na aplicação de carga rotativa em um corpo de prova, normalmente cilíndrico. Mede-se o ângulo de deformação em função do momento torsor aplicado.
Ensaio de Flexão
Consiste na aplicação de carga em uma parte de uma determinada barra de geometria padronizada.
Ensaio de Fluência
Consiste na aplicação de carga constante em um material durante um período de tempo, submetido a temperatura elevada, com o objetivo de determinar a vida útil do material, netas circunstâncias.
Ensaio de Fadiga