ava sustentabilidade
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento o Brasil superou as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio de reduzir o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, porém é importante ressaltar que dados gerais abrangentes, podem esconder fatos locais. Existe no Brasil ainda um alto número de pessoas que passam fome.
Da mesma maneira são os dados em relação à educação básica, embora o objetivo de universalizar o ensino básico tenha sido praticamente alcançado, existe uma preocupação em relação à frequência e qualidade do ensino que afeta principalmente os mais pobres, .
Outro objetivo que encontra dificuldade é a meta de eliminar as disparidades entre os sexos, embora as mulheres estejam bem colocadas em relação à escolaridade permanecem em desvantagem em outros campos da vida social, são apontados como pontos negativos às diferenças de cargos e salários no mercado de trabalho, além do alto índice de violência doméstica contra as mulheres.
Embora através de programas de conscientização, e até mesmo com punições mais severas, esperamos que este índice caia sensivelmente.
Já em relação à mortalidade infantil os dados são otimistas, segundo a ONU, de 1990 a 2008, foi registrada redução de 60% da mortalidade infantil, as expectativas mostram que o Brasil atingirá antes do previsto as metas estabelecidas para esse ODM. Contudo, a redução apresentada não é uniforme em todas as regiões do Brasil.
Em relação à mortalidade materna, apesar de apresentar um declínio acentuado ainda é alta no Brasil. Em 2015, o Brasil deverá apresentar 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos, o que corresponde a três quartos do valor estimado para 1990.
No que diz respeito a HIV/AIDS, segundo dados da ONU, há provas claras de que se conseguimos estabilizar a epidemia nos últimos seis anos.
O Brasil esta reduzindo a emissão de