Ensaios Montaigne
Profa. Eliana Amarante de Mendonça Mendes
Vice-Diretora
Profa. Veronika Benn-Ibler
Chefe do Departamento de Letras Vernáculas
Profa. Eunice Maria das Dores Nicolau
Projeto Gráfico da Capa
Glória Campos
Ensaios em arte final
Revisão de Textos
Isabel de Fátima Rodrigues Silva
Formatação
Jorge Luiz de Oliveira Munhoz
Humberto Mendes
Belo Horizonte
FALE/UFMG
2002
Endereço para Correspondência
Viva Voz
FALE/UFMG
Departamento de Letras Vernáculas
Av. Antônio Carlos, 6627 Sala 4049
31270-901 Belo Horizonte MG
Fone (31) 3499-5127
Fax (31) 3499-5128
E-mail: deplev@letras.ufmg.br
Apresentação
Em 2002, os alunos da Oficina de Produção de Texto em Língua
Portuguesa: Ensaios, certamente, não podiam imaginar que, ao término do semestre letivo, teriam em mãos esta arte final.
Foram várias as trajetórias percorridas pelos alunos ensaiantes para elaborar textos que fossem identificados como verdadeiros ensaios. Idéias e mais idéias foram trocadas sobre a composição de diferentes tipos de texto e sobre as possibilidades de estruturação da escrita: do planejamento à publicação.
produzidos em nossas oficinas para que, sendo levados a outros leitores, seja favorecida a crítica e que novas idéias sejam trazidas para o amadurecimento de nossos autores. O importante é a expressão das idéias de nossos alunos, a valorização da palavra, levando-a a público.
Regina Lúcia Péret Dell’Isola
O espaço da sala de aula foi transformado em uma oficina onde, além da produção escrita, foram feitas revisões e tentativas de aperfeiçoamento. Várias versões de um mesmo texto foram produzidas. Praticamos a escrita de ensaios, por meio da leitura e discussão de textos sobre o ensaio como gênero discursivo, sobre o diálogo entre o autor e o leitor, sobre a subjetividade na pesquisa acadêmica e as relações entre ciência e arte.
O percurso da pré-escrita à arte de um