Ensaios geotécnicos
Exercício prático sobre dimensionamento de pavimentação
IRATI/PR
JUNHO - 2013
1. Ensaios geotécnicos
É realizado a partir das informações preliminares obtidas no estudos geológicos. Os estudos geotécnicos constam de sondagens e coletas de amostras representativas de materiais no campo, bem como da realização de ensaios tecnológicos, ditos geotécnicos, os quais serão executados de acordo com manuais e métodos de ensaios aprovados pelo órgão rodoviário contratante (no caso federal, DNIT; estadual, DERBA.).
Com o material coletado nas sondagens é feito os ensaios de granulometria, ensaios de consistência (limites de Antteberg), compactação, ISC e massa específica aparente do solo no estado natural (“densidade in situ”).
1.1. Análise granulométrica
Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções as mais variadas. A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo e que é denominada distribuição granulométrica.
A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta.
As partículas de um solo, grosso ou fino, não são esféricas, mas se usará sempre a expressão diâmetro equivalente da partícula ou apenas diâmetro equivalente, quando se faz referência ao seu tamanho. Para os materiais granulares ou fração grossa do solo, o diâmetro equivalente será igual ao diâmetro da menor esfera que circunscreve a partícula, enquanto que para a fração fina este diâmetro é o calculado através da lei de Stokes.
Os solos recebem designações segundo as