ensaios calorimetricos
CHEN Wen-Wen1, GUO Yong-Ming1,2, ZHENG Wen-Shu1, XIANYU Yun-Lei1, WANG Zhuo1,*,
JIANG Xing-Yu1,*
1 Chinese Academy of Sciences, Beijing Engineering Research Center for BioNanotechnology & Key Lab for Biological Effects of Nanomaterials and Nanosafety, Beijing 100190, China
2 College of Chemistry and Pharmaceutical Engineering, Nanyang Normal University, Nanyang 473061, China
Abstract: Ensaios de analises bioquimicas baseadas em metodos calorimétricos usando nanopartículas de ouro tem muitas vantagens tais como de alta sensibilidade, boa seletividade, leitura a olho nu e instrumentos complexos gratuitos. Estes métodos tem boas perspectivas em aplicações.
Esta revisão foca principalmente em ensaios calorimétricos aplicando nanopartículas de ouro para detecção de biomoléculas.
Key Words: Colorimetric assays; Gold nanoparticles; Biomolecules analysis; Review
1. Introdução
As nanopartículas de ouro apresentam um alto coeficiente de extinção molar (por exemplo, o coeficiente de extinção de 13nm de AuNPs é de 2,7x 108 M-¹ cm-¹, que na ordem de 3 de magnitude maior que os maiores corantes comuns), e de acordo com a lei de Beer-Lambert, AuNPs podem alcançar um limite de detecção mto menor (LOD) que os corantes comuns. Os sensores baseados em AuNPs, com a vantagem, pode mudar de cor em diferentes condições, estes ensaios desempenham importantes papéis em sistemas de detecção calorimétricos. Um dos muito comuns mecanismos para a detecção calorimétrica é a seguinte: AuNPs monodispersas apresentar uma cor vermelha em solução, a adição dos alvos provoca a agregação de AuNPs e resulta na mudança de acoplamento entre as partículas do plasma.