Ensaio Teoria de Relações Humanas
INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O INÍCIO DA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL DOS FUNCIONARIOS NAS ORGANIZAÇÕES
FELIPE RIBEIRO DA SILVA – 27853
ADM001 – TEORIA GERAL DAS ORGANIZAÇÕES 1
ITAJUBÁ, MAIO DE 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
FELIPE RIBEIRO DA SILVA
O INÍCIO DA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL DOS FUNCIONARIOS NAS ORGANIZAÇÕES
Ensaio submetido à Prof.ª Célia Ottoboni como requisito parcial para aprovação na disciplina de Teoria Geral das Organizações I do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2013
RESUMO
Este ensaio tem como finalidade demonstrar a importância da Escola das Relações Humanas para o início da aplicação das ciências humanas e comportamentais às organizações e a sua contribuição para as atuais relações interpessoais internas. O tema é abordado inicialmente com os objetivos e conclusões da Experiência de Hawthorne, sobretudo do conceito do homem social, e da mudança do enfoque mecanicista das teorias administrativas para o psicossocial. A partir desses argumentos, as empresas reformulam suas estruturas, seu modo de relação com o funcionário e suas políticas de remuneração e motivação.
Palavras-chave: Experiência de Hawthorne, enfoque psicossocial, homem social.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
3. A ADMINISTRAÇÃO ATUAL: UMA CIÊNCIA SOCIAL APLICADA 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
“Se o homo aestheticus coloca no cume dos bens a beleza e o homo economicus o objeto dos apetites concupiscentes, o homo socialis faz do amor o bem supremo” (SPRANGER, 1966 apud CHIAVENATO, 2004, p.105)
A Escola de Relações Humanas foi uma reação pendular ao mecanicismo da administração tradicional da época e tentou substituir a