Ensaio sobre a sexualidade
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
Ensaio sobre a questão da sexualidade e gênero: Michel Foucault, Gayle Rubin e Judith Butler.
Adriana Peres A. Santos
São Paulo
2013
ADRIANA PERES ALMEIDA SANTOS
Ensaio sobre a questão da sexualidade e gênero: Michel Foucault, Gayle Rubin e Judith Butler.
Ensaio desenvolvido para a disciplina FLA0351 - Sexualidade e Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Prof. Dr. Julio Assis Simões
SÃO PAULO
2013
Os mecanismos de regulação de nossa sociedade são inúmeros e também inúmeras são as análises referentes às funções, construções e atuação desses mecanismos. As ciências humanas tentam investigar os acontecimentos sociais buscando causas, explicações e soluções para os dilemas encontrados dentro das relações sociais. Este ensaio pretende apontar brevemente as questões referentes à sexualidade sob a perspectiva de três autores. A sexualidade por si só é um mecanismo de regulação social? Por onde se engendram as relações de opressão? A sexualidade, gênero, sexo são construídos culturalmente ou naturalmente estabelecidos?
Mesmo encontrando-se pontos distintos e por vezes contrários, os três autores buscam através da análise dos mecanismos de regulação sociais a desconstrução de ideias dominantes, rigidamente estabelecidas que geram opressão, violência e exclusão dos indivíduos dentro da sociedade. É o questionamento dessas ideias dominantes que geram um novo pensar sobre o social, uma nova visão sobre as relações humanas e quem sabe soluções para as desigualdades entre os indivíduos.
Para Foucault, como descreve na “História da Sexualidade- A vontade de saber”, o discurso sobre a sexualidade nunca esteve tão em pauta como nos últimos dois séculos. Se opondo a “hipótese repressiva”, que pressupõe uma supressão, repressão da sexualidade dos