ensaio sobre a cegueira
A moral pode ser entendida da seguinte forma:
[...] um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada, o seu significado, função e validade não podem deixar de variar historicamente nas diferentes sociedades. Assim, como umas sociedades sucedem a outras, também as morais concretas, efetivas, se sucedem e substituem umas às outras (Vázquez, 1998, 25)
O nosso comportamento e as nossas ações acabam por refletir os valores morais que norteiam a nossa vida. Entretanto, os valores morais não são dados, antes são frutos de uma construção social e têm como principal função regular e ajustar o comportamento das pessoas de um determinado grupo. Segundo Vázquez, “a moral muda e se desenvolve com a mudança e o desenvolvimento das diversas sociedades concretas”, ou seja, a moral é mutável - sofre alterações ao longo do tempo.
A ética e a moral possuem uma estrita relação e são indissociáveis, entretanto devemos evitar o equívoco de pensar que estes termos têm o mesmo significado.
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano […]. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano […]. A ética não é moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva e, neste sentido, pode influir na própria moral. […]. A moral se refere, assim, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. (VÁZQUEZ, 1998, p. 12,13, 14.)
A ética não estabelece regras e normas, isso é papel da moral, antes ela se propõe a estudar a moral – refletir e questionar a