Ensaio sobre a cegueira - análise do filme
Ensaio Sobre a Cegueira
Ensaio sobre a cegueira é um filme que deve ser interpretado além do óbvio, pois exige a compreensão do que está oculto.
A cegueira retratada no filme é uma cegueira física, porém, a verdadeira intenção é destacar uma cegueira subjetiva, cegueira esta que impede a real compreensão e visualização da realidade.
Num primeiro momento, as pessoas contaminadas pela doença são levadas a um hospital psiquiátrico onde são colocadas e abandonadas sem maior assistência. Isso mostra a clara intenção da sociedade em ocultar suas mazelas, de não querer ver o que ela tem de feio.
Assim, as pessoas atingidas pela cegueira passam a viver em condições muito precárias, sem qualquer atenção aos direitos e garantias fundamentais.
Interessante destacar que em um dado momento essas pessoas se vêem obrigadas a se desfazer de seus objetos pessoais e que mesmo não tendo mais nenhuma utilidade prática, oferecem resistência em entregar, fica mais que evidente o apego aos bens materiais.
O filme, de modo geral, mostra o desrespeito aos direitos humanos e a clara ignorância que temos das condições precárias e inclusive de risco, sob o qual grande parte da população, diga-se mundial, vive atualmente.
O mais intrigante desse filme, é que enquanto todas as pessoas ficam cegas, apenas uma personagem permanece com sua visão, isso pode ter ocorrido por que essa personagem não ignorava sua realidade, não ignorava as outras pessoas, é possível ousar ainda mais, pode ser que essa personagem não tenha perdido sua visão por simplesmente ter se recusado a fechar os olhos as injustiças, e a dura realidade daqueles que não tiveram tanta sorte na