Ensaio sobre Residuos
Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia.
Os aterros controlados são intermediários entre lixão e aterro sanitário. Neles, há cobertura diária do lixo com terra, importante para evitar mal cheiro e proliferação de insetos e animais, mas a capacidade de impedir a contaminação do solo e águas subterrâneas não é completa.
COOPERATIVA DE CATADORES geração de emprego e renda; resgate da cidadania dos catadores, em sua maioria moradores de rua; redução das despesas com os programas de reciclagem; organização do trabalho dos catadores nas ruas evitando problemas na coleta de lixo e o armazenamento de materiais em logradouros públicos; redução de despesas com a coleta, transferência e disposição final dos resíduos separados pelos catadores.
Classificação dos Resíduos de Construção:
Classe A Reutilizáveis ou recicláveis para uso como agregados, pela própria atividade da construção (concretos, argamassas, cerâmicos, solos, etc)
Classe B Recicláveis ou reutilizáveis em outras atividades (madeira, metal, plástico, papel, vidro)
Classe C Sem tecnologia que permita sua reciclagem ou reutilização (gesso)
Classe D Perigosos (tintas, solventes, óleos, amianto)
NORMAS
NBR 15.112/04 Áreas de Transbordo e Triagem
NBR 15.113/04 Aterros de Resíduos da C. Civil
Uso