Reciclagem
Caracterização Estrutural e da Capacidade de Absorção de Água em Bloco de Cimento com Adição de Resíduo de Pneu (Ecobloco)
Water Absorption Capacity and Structural Characterization of Cement Block with Addition of Tire Residue (Ecobloco)
Maria da Conceição S. Gomes e José A. Figueiredo Programa de Pós-graduação em Agroambiente do CCA /UFRR Guido N. Lopes Academia Roraimense de Ciências e Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do CCA /UFRR guido@query.in
Resumo: Foram feitos caracterizações estruturais com ensaios em corpo de prova, medidas granulométricas do resíduo, do cimento, do pó de brita e da areia, e a medida da capacidade de absorção de água em blocos de cimento (chamados de ecoblocos) com adição de 5%, 10%, 15%, 25% e 35% de resíduo de pneu, obtido por meio de raspagem de pneus automotivos inservíveis. A geometria de confecção dos ecoblocos foi projetada para serem encaixados no empilhamento vertical, requerendo o mínimo de massa de cimento para a confecção de parede de vedação.
Palavras-Chave:
Raspa de pneu, produção mais limpa, gestão de resíduo.
Abstract:
Experiment for structural characterizations were made in test body as well as measurements of the capacity of water absorption in cement blocks (called ecoblocos) with the addition of 5%, 10%, 15%, 25% and 35% of tire residue. These additions are obtained by means of worn out tire’s scratching. The ecoblocos´ design was projected for them to be inserted in the vertical piling up, requesting the minimum of mortar for the construction of walls.
Keywords:
Tire scrapes, cleaner production, residue management. Segundo as diretrizes do SENAI “(...) A eco-eficiência está baseada em três pilares: econômico, ambiental e social. Uma empresa ou um processo, para ser válido dentro dos conceitos atuais, deve ser economicamente rentável, ambientalmente compatível e socialmente justo.