Ensaio sobre Orientação Sexual (Filosofia)
Ensaio Final
Brasília, 09 de dezembro de 2014.
Sabe-se que o papel da escola é formar alunos capazes de pensarem e terem autonomia para tomar decisões. O ensino do respeito e dos valores deveria ser dado em casa, em conjunto com a família, cabendo aos docentes apenas o reforço de valores, como honestidade, respeito, companheirismo ou até mesmo o amor ao próximo. O aumento do número de instituições de educação infantil deve-se, dentre outros, a atual vida moderna que não apenas promoveu a conquista da mulher no mercado de trabalho como também mudou a estrutura familiar. Diante disso, muitas mulheres optam por matricular as crianças em instituições de horário integral, onde a criança acaba por passar muito mais tempo em convivência com os colegas e professores do que com a própria família. A instituição escolar é de fundamental importância na vida infantil de qualquer sujeito, porém, ela não pode ser vista como um substitutivo da convivência constante familiar para a formação de um indivíduo.
A solução consistiu em pedir à escola, que não apenas ensine as nossas crianças, mas que as guarde durante os largos períodos de tempo em que pai e mãe vão trabalhar. Infantários, creches, jardim-escola, jardins de infância, escolas pré-primárias, instituições oficiais e privadas de educação pré-escolar -- e é significativa a multiplicação de designações, tão bizarras como "escola "pré-primária", tão dramáticas como "infantário" ou "creche",(etimologicamente, "estabelecimento para asilo diurno de crianças pobres"), tão transparentes como as designações francesas de “garderie” ou “école maternelle - aí estão enquanto formas de escolaridade forçada e precoce que se vão inventando para dar corpo a esta recente necessidade, não das crianças, mas dos seus pais. Por isso é que uma greve de professores. (POMBO, Olga).
Tratando-se da formação sexual dos alunos, algumas escolas, em conjunto com os professores, têm dado maior atenção a esse tema tão