Atividades APII Topologias
1220 palavras
5 páginas
Atividades (AP II)Nome: Tiago Luiz Lucindo Leite
Disciplina: Redes de Computadores
Tutor: Gislene P. Oliveira
Titulo da Atividade: Topologias
Resumo Neste trabalho, apresentam-se as principais características da tecnologia Gigabit Ethernet, suas vantagens e inconvenientes. É também feita uma breve referência à tecnologia 10 Gigabit Ethernet, sucessora da tecnologia alvo deste artigo. Espera-se que o presente trabalho seja útil aos interessados no tema. 1. Introdução A tecnologia Ethernet começou a ser desenvolvida há mais de 20 anos, sendo hoje a mais utilizada para ligar milhões e milhões de computadores nas redes locais (LAN’s).
O desenvolvimento da tecnologia, e o consequente aumento da quantidade de dados e necessidade de taxas de transferência mais elevadas, levaram também a que a tecnologia Ethernet fosse desenvolvida de forma a proporcionar maior largura de banda, permitindo melhor desempenho nas redes.
Embora a tecnologia alvo deste artigo (Gigabit Ethernet) não seja a tecnologia mais actual (a última a ser desenvolvida e oficializada é a 10 Gigabit Ethernet), a grande maioria dos utilizadores ainda não deu o salto para esta, sendo por isso do interesse do autor dar a conhecê-la.
2. Gigabit Ethernet – para quê? A tecnologia Gigabit Ethernet surgiu da necessidade criada pelo aumento de largura de banda nas redes de computadores (como servidores e estações de trabalho) e também pela redução constante dos custos das tecnologias, juntamente com as exigências das aplicações actuais. Assim, o Gigabit Ethernet, tem a seu favor o facto de poder oferecer a solução para o congestionamento de backbones, por atender de forma razoável às exigências cada vez maiores das aplicações (multimédia, videoconferência, etc.) e por ser uma tecnologia familiar e compatível com o padrão Ethernet – o que traz grandes benefícios, tais como a economia na formação de profissionais e a protecção do investimento já feito - está a atrair, cada vez mais, a