RELATOS DO LIVRO E DOCUMENTÁRIO RIO
DOCUMENTÁRIO
Grandes resultados e empresas bem sucedidas dependem de ideias audaciosas. Foi acreditando nisso que em 1998 dois jovens tiveram a ideia de organizar e tornar útil e acessível toda a informação mundial.
Com esse objetivo, começaram a comprar discos de computadores, sem seus cases, e construindo suas próprias máquinas para armazenar livros, noticias e fotografias que eles mesmo digitalizavam. Sergey Brin e Larry Page projetavam uma árdua missão que levaria, segundo estimativas, 300 anos.
Após 16 anos, a empresa que começou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, cujo o nome deriva da grafia errada de um termo matemático para “um seguido de cem zeros”, o Google conta com 20 terabytes de informação, 130 bilhões de imagens e 5 bilhões de músicas para Ipod, além de contar com 1 bilhão de buscas por dia em todo o mundo.
A receita de Sergey e Larry para o sucesso talvez venha da forma com que seus funcionários trabalham, contando com serviços de alimentação, lavanderia, massagem, barbearia entre outros no local de trabalho. É um jogo de confiança mútua. A Google possibilita aos seus colaboradores dedicar 20% do seu tempo em projetos próprios, no que eles acreditam ser importante para empresa. Alem disso, é comum observar nos corredores do Google quadros brancos e barracas de comida, o que acreditam estimular a criatividade.
Foi graças a isso que surgiu o Gmail. Antes de ser lançado enfrentou muita desconfiança e objeção, por acreditar-se não ser possível ganhar dinheiro com e-mails. Porém foi lançado dia 1º de abril, e mesmo parecendo uma brincadeira (pela data), suas ações receberam a maior oferta de publicidade da história. A grande sacada do Google foi rastrear os e-mails que cada pessoa recebe e poder oferecer publicidade direcionada à elas.
Com tudo isso, o Google fez seus fundadores milionários em apenas 6 anos, e em seu primeiro dia de negociações como capital aberto, centenas de novos milionários.
O sucesso