Ensaio sobre grupos
CURSO DE PSICOLOGIA
INTERVENÇÃO EM GRUPOS
PROFESSORA GRASIELA WERBA
JUSSARA FERREIRA FORTES
ENSAIO SOBRE GRUPOTERAPIAS DE FAMÍLIAS DE HOMOSSEXUAIS
Torres
2011/2
ENSAIO SOBRE GRUPOTERAPIAS DE FAMÍLIAS DE HOMOSSEXUAIS
O presente ensaio apresenta como a terapia em Grupo pode auxiliar as famílias com filhos homossexuais, darem conta de seus conflitos quando tomam conhecimento da orientação homoafetiva de seus filhos.
Ao iniciar a revisão sobre esse tema, encontrei o GHP (Grupo de Pais de Homossexuais) que foi a primeira ONG brasileira que tem como sua principal função acolher pais que desconfiam ter ou têm filhos homossexuais. A ONG fornece aos pais um ambiente seguro, para que eles possam discutir sobre o assunto com pessoas que vivenciam o mesmo conflito.
Fala-se muito sobre o conflito que os jovens passam quando resolvem assumir sua homossexualidade, porém pouco se fala sobre como sua família se sente a respeito. A fundadora da GHP criou essa ONG quando se deparou com esse conflito dentro de sua casa.
A fundadora da ONG é Edith Modesto que é escritora, professora universitária, mestra em doutorado em Semiótica francesa pela USP, terapeuta e especialista em diversidade sexual e questão de gênero e escritora de ficção juvenil. Ao descobrir em 1992 que seu filho caçula era homossexual, viu-se muito só, sem ter com quem dividir suas angústias, buscou outra mãe como ela para conversar e não encontrou. Iniciou então sua pesquisa sobre diversidade de orientação sexual em 1997, formou então um pequeno grupo de mães de homossexuais, com a intenção de proporcionar a essas mães, o que ela não teve alguém para dividir os conflitos que essa descoberta trás para essas famílias.
Esses encontros ocorriam em sua casa e era formado por quatro mães apenas, em 1999 foi fundado o grupo virtual e o GHP começou a se expandir, devido á divulgação