Ensaio em vazio
TRANSFORMADORES E MÁQUINAS ELÉTRICAS I
Ensaio em vazio e em curto 1. Introdução 1.1. Normas de Segurança
Conforme orientações, esse experimento foi realizado seguindo todas as medidas de segurança necessárias e seriedade.
A cada montagem do circuito para testes foi feita sua verificação, conferindo a tensão empregada para alimentar cada etapa do experimento e o desligamento correto para efetuar a próxima montagem com organização e eficiência, fazendo-se bom uso dos equipamentos utilizados conectando-os corretamente conforme cada finalidade e as duvidas geradas foram tiradas com os professores ali presentes, lembrando que todos os integrantes do grupo estavam usando óculos de proteção.
2. Objetivos
Demonstrar em laboratório os ensaios frequentes em transformadores de potência (ensaio em vazio e em curto circuito) obtendo os parâmetros do circuito equivalente e as perdas nominais.
Para o ensaio em vazio ou em circuito aberto obtemos as perdas no núcleo, as perdas suplementares e os parâmetros do ramo de magnetização do circuito equivalente, já o ensaio em curto-circuito é possível determinar as perdas no cobre, queda de tensão interna, impedância, resistência e reatância percentuais.
3. Instruções para o desenvolvimento do Experimento
Toda montagem dos equipamentos foi planejada, levamos em conta a facilidade de operação, a segurança e a precisão nas leituras dos valores. As instruções contidas neste roteiro serviram como orientação para as montagens.
As ligações foram feitas com cabos flexíveis e as conexões estavam muito firmes. A condução de corrente através destas conexões se deu através de uma resistência equivalente de contacto. Se a conexão não tivesse firme, aumentaria o valor desta resistência, provocando um aquecimento, que muitas vezes pode se tornar excessivo, provocando a deterioração dos materiais, ou mesmo, a sua queima. Uma conexão mal feita poderia soltar-se do terminal, provocando curto-circuitos,