Ensaio Dureza
Dureza é a propriedade de um material (no estado sólido) que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração.
Dureza expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
O termo dureza pode ser associado à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.
Por que fazer o ensaio de Dureza?
Conhecimento da resistência ao desgaste;
Conhecimento aproximado da resistência mecânica (resistência à tração) através do uso de tabelas de correlação;
Controle de qualidade de tratamentos térmicos;
Controle de qualidade em processos de conformação plástica e em processos de ligação
Aplicações
Esse ensaio é amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e laminados devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas. É utilizado como um ensaio para o controle das especificações da entrada de matéria prima e durante as etapas de fabricação de componentes.
Deve – se observar que os resultados fornecidos pela medida de dureza devem variar em função de tratamentos sofridos pela peça ( tratamentos termoquímicos, tratamento termo físicos, etc.)
Medição da Dureza
A dureza não é uma propriedade intrínseca do material, ditada por definições precisas em termos de unidades fundamentais de massa, comprimento e tempo. Um valor da propriedade de dureza é o resultado de um procedimento específico de medição.
Para tanto, utilizamos o Durômetro.
Nos materiais metálicos, a dureza pode ser alterada por tratamentos térmicos especiais, adição de solutos (elementos químicos), trabalho mecânico a frio (encruamento), tratamentos térmicos específicos.
Aço temperado – maior dureza
Aço encruado – maior dureza
Aço com maior quantidade de C – dureza.
Vantagens
Baixo custo dos equipamentos