Ensaio de tração
WILLIAN BRUNO RODACOVSKI DA CRUZ
WILSON ALEXANDRE STRANO PEREIRA
RELATÓRIO SOBRE ENSAIO DE TRAÇÃO
Análise e resultados dos corpos de prova utilizados no ensaio de tração.
CURITIBA
2013
1. ENSAIO DE TRAÇÃO
2. OBJETIVOS
O objetivo do ensaio de tração é medir a quantidade de energia que o material suporta na zona elástica e plástica, até o seu rompimento.
3. INTRODUÇÃO
Foi realizado o ensaio de tração em um corpo de prova padronizado de aço 1020, o qual foi submetido a um esforço de alongamento até a sua ruptura, para análise e comparação de resultados entre os CDP (corpo de prova) . As especificações quanto à forma e dimensões dos corpos de prova, velocidade de tensionamento, base de medida, etc., são ditadas pela norma técnica correspondente, que no caso de materiais metálicos é a NBR 6152 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
Corpo de prova em aço SAE-1020, máquina universal de ensaios EMIC – DL10000, paquímetro convencional, lima e lixa.
4.2 Corpos de prova
- Tipo do material: Aço SAE-1020
- Comprimento: 80 mm
- Largura: 10,1 mm
- Espessura: 3,2 mm
4.3 Procedimento Experimental
1. Identificar o tipo de material do corpo de prova. 2. Preparar o corpo de acordo com as normas regentes. 3. Medir o CDP utilizando um instrumento de medição adequado. 4. Fixar o corpo de prova na máquina pelas suas extremidades na posição adequada para o equipamento aplicar uma força de tração. 5. Fixar o extensômetro na região graduada do corpo de prova. 6. Determinar altura mínima e máxima de ação do equipamento, como também força máxima e velocidade de subida (tracionamento). 7. Zerar os parâmetros de gráfico do software do equipamento. 8. Iniciar o procedimento. 9. Acompanhar a evolução do teste até o rompimento do corpo de prova.
Coletar os dados no gráfico gerado e analisar os resultados.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os cálculos utilizados para atingir os