Ensaio de tração
Guilherme C. Trentini; Heloisa Neto; Thiago Drews
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST
Engenharia Mecânica – Turma EGM 331 – Ciência dos Materiais
OBJETIVO
Realizar o ensaio de Impacto, Compressão e flexão.
RESUMO
Os ensaios são bastante utilizados por serem procedimentos simples e que fornecem a melhor relação entre complexidade/custo de ensaio e informações obtidas. São ensaios que consiste em determinar características do material até seu estagio critico, para que possa se trabalhar em níveis seguros de projeto. Neste relatório serão apresentadas as características mecânicas, obtidas através do ensaio Impacto, Compressão e flexão .
1. ENSAIO DE IMPACTO
O ensaio de impacto se caracteriza por submeter o corpo ensaiado a uma força brusca e repentina, que deve rompê-lo. É sempre melhor saber quanto o material resiste a uma carga dinâmica numa situação de ensaio do que numa situação real de uso. As fraturas produzidas por impacto podem ser frágeis ou dúcteis (figura 01). As fraturas frágeis caracterizam-se pelo aspecto cristalino e as fraturas dúcteis apresentam aparência fibrosa. Os materiais frágeis rompem-se sem nenhuma deformação plástica, de forma brusca.
Figura 01 – Tipos de Fratura
É muito importante que o teste siga as normas para que a velocidade seja suficiente, temperatura e o entalhe sejam respeitados para haver um resultado de acordo. 1.1 TESTE IMPACTO
No ensaio, o corpo de prova com entalhe é quebrado pelo impacto de um pêndulo ou martelo pesado(figura 02 e 03) , que cai de uma distância fixa (energia potencial constante), com uma velocidade pré-determinada (energia cinética constante). O teste mede a energia absorvida pelo corpo de prova fraturado.
Figura 02 – Maquina ensaio de impacto
Figura 03 – Maquina ensaio de impacto Fonte: CIMM
O corpo de prova é padronizado por normas (ASTM A370 e