Ensaio de Tração
CURSO TECNÓLOGO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
ENSAIO DE TRAÇÃO
ABNER BAUER
ELIEZER BARBOSA
FELIPE ROCHA
VITOR TARIK
WESLEN NUNES
CURITIBA
ABRIL/2014
Sumário
RESUMO
Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompem. O ensaio de tração tem por objetivo o estudo da resistência de um determinado material, análise do seu comportamento quando submetido à força de tração e quanta força o material aguenta. Por meio desse relatório, será mostrado a aplicação do ensaio de tração no corpo de prova de aço 1010.
INTRODUÇÃO
O ensaio de tração consiste em submeter um corpo de prova de geometria definida a um esforço crescente na direção axial do corpo de prova, levando-o a se romper. Os esforços utilizados para realização do ensaio são medidos na própria máquina.
O ensaio de tração é realizado em corpos de prova de dimensões padronizadas por normas técnicas. Suas dimensões devem ser adequadas à capacidade da máquina de ensaio.
Normalmente se utiliza corpos de prova de seção circular ou de seção retangular, dependendo da forma e tamanho do produto acabado do qual foram retirados. A figura 1 mostra os dois tipos de corpos de prova.
A parte útil, mostrada na figura 1, é onde são feitas as medidas das propriedades mecânicas do material. E as cabeças são as regiões externas onde são realizadas a fixação do corpo de prova na máquina.
Os raios de concordância presente no corpo de prova servem para evitar que a ruptura ocorra nelas e ocorra na parte útil.
Segundo a ABNT, o comprimento da parte útil dos corpos de prova utilizados nos ensaios de tração deve corresponder a 5 vezes o diâmetro da seção da parte útil.
No ensaio de tração ocorre uma deformação, nesse caso, no corpo de prova, que