Ensaio de Tração
Instituto de Tecnologia - ITEC
Faculdade de Engenharia Civil - FEC
Relatório de Ensaio de Tração
Alunos: Antonio Renato Albuquerque Bicelli - 12019001001 Vinicius Oliveira De Amaral - 12019001201
1. INTRODUÇÃO
Este relatório é sobre o estudo da tração em uma barra de aço. Com os resultados obtidos experimentalmente junto com os conhecimentos teóricos da sala de aula, pode-se calcular as principais características da barra de aço.
2. OBJETIVOS
Os objetivos do ensaio de tração em uma barra de aço foram os de determinar a tensão de ruptura, tensão de escoamento, módulo de elasticidade, traçar o diagrama tensão/deformação e determinar a deformação plástica máxima.
3. DESENVOLVIMETO
3.1. Materiais Utilizados
- Barra de aço CA-50
- Extensômetro mecânico
- Máquina de ensaios universal
- Paquímetro
- Máquina de Marcação
3.2. Procedimento Experimental
Inicialmente uma região da barra foi limida para facilitar a adesão na maquina universal, com uma máquina de marcação, foram feitas pequenas ranhuras na lateral da barra com 20 mm de espaçamento, medidas através do paquímetro, um extensômetro mecânico foi utilizado para medir o comprimento inicial, e então a barra foi colocada na máquina universal com uma carga inicial de 1.500 Kgf para mantê-la bem firme, já que a maquina é antiga essa é uma maneira de fazer o ensaio sem problemas, em seguida a carga foi aumentada gradualmente e os registros das deformações foram sendo anotados a cada 500 Kgf, até se chegar ao limite elástico, onde foi retirado o extensômetro para evitar danificar o mesmo, e então o ensaio prosseguiu até o rompimento da barra, por fim, com um paquímetro foi medido o novo espaçamento entre as ranhuras da barra rompida. O experimento foi repetido com outra barra de aço para comparar os valores obtidos.
3.3. Equações
Obs: A maquina universal trabalha com a unidade Kgf e os cálculos serão