Cultura Brasileira - Região Norte
Talvez uma das maiores e mais conhecidas seja o Festival de Parintins, realizado todos os anos. A festa gira em torno da disputa entre dois bois: o Garantido (representado pela cor vermelha) e o Caprichoso (representado pela cor azul). São os desfiles dos dois “bois” no último final de semana do mês de junho. Ao todo, são 27 vitórias do boi Garantido e 19 do Caprichoso. É uma festa de três noites de apresentações e envolve toda a cidade turística de Parintins-AM, além de atrair pessoas do Brasil e do mundo para assistir ao espetáculo. A festa nasceu a partir da influência de imigrantes nordestinos que trouxeram a lenda “Bumba-meu-Boi” e é realizado desde 1966. Atualmente o local das apresentações é um espaço especialmente destinado à festa: uma arena chamada de Bumbódromo.
A festa se parece um pouco com esquema do carnaval: cada um dos bois desfila com sua própria música, há encenações ao longo do percurso e fantasias. Uma peculiaridade marcante é a essencial de sempre valorizar a cultura local .
O evento e a rivalidade entre as torcidas têm proporções realmente grandes. Para se ter uma ideia, a galera (torcida) do boi Caprichoso não fala o nome do seu adversário ( boi Garantido) e só se refere e esse como “contrário” e o mesmo é feito pelos torcedores do Garantido. Outro fato curioso é que, durante as apresentações de um dois bois, a torcida adversária faz absoluto silencio, não xingando, vaiando ou emitindo qualquer som. Isso acontece pelo respeito entre os competidores e também porque a “galera" ou ”torcida” também é alvo de avaliação para nota, que faz