Ensaio de química
Objetivo: Fazer medições de PH (nível de acidez) a partir das soluções fornecidas.
Introdução:
- PH – Percentual de hidrogênio contido na solução, temos uma tabela com escala de 0 a 14 onde a zona considerada ácida vai de 0 a 6, qualquer solução medida onde os valores encontrados estejam entre eles são considerados ácidos, mais fortes próximo de zero e menos intensos próximo de 7 que é um valor neutro, dentro da escala acima 7 já são considerados valores de base ou zona básica.
- Base – São substância que quando misturadas com ácidos formam sal e água, tem também como característica de formação química oxigênio e hidrogênio.
- Ácido – Formadas por um elemento comum unido com hidrogênio.
- Solução Neutra – Quando misturamos uma base e um ácido, temos como resultado a formação de sal e água neutralizando o teor ácido e a mistura.
Materiais Utilizados:
- Béquer 50ml / 100ml (vidraria)
- Bastão de vidro (vidraria)
- Tabela de nível de PH
- Soluções – Café, Cândida, Detergente, Veja, Chá, AAS, Maalox, Suco de Limão
- Reagentes – Alaranjado de Metila, Fenolftaleína, Azul de Bromofemol, Azul de Timol, Papel torasol, Fita medidora de PH.
Procedimento experimental:
Primeiramente recebemos uma solução específica e uma fita de medição de PH. Colocamos a fita dentro da solução e depois de alguns minutos notamos a mudança de coloração na fita de medição, conforme as novas cores e em comparação com uma tabela de definição de PH chegamos em a valor para nossa substância, que no caso era o café com um PH de 5 considerado ácido.
Além disso, utilizamos o papel de torasol que inicialmente te uma coloração rosada e conforme o nível de acidez de algumas substâncias mudam a coloração ficando mais claro em substâncias ácidas e em substâncias básicas mais escuros, mas esse papel não reage da mesma forma em todos os casos tornando essa forma de medição imprecisa e não confiável como a fita de medição. Após essa definição de PH partimos